AULA 1 – Introdução ao Excel

O Microsoft Office Excel é um programa para processamento e análise de dados e informações estruturadas em forma de planilhas (tabelas).

Planilhas

 A planilha é uma estrutura bidimensional criada para organizarmos as informações de uma maneira mais simples e facilitar localização da informação quando precisamos.

Assim a informações no Excel são organizadas em “Colunas, Linhas e Células”.

  • Coluna é o espaço Vertical da tabela.
  • Linha é o espaço Horizontal da tabela.
  • Célula é o lugar onde colocamos dados, informações ou fórmulas.

introducao excel

Quando queremos escrever, localizar ou processar alguma informação no Excel, usamos a POSIÇÃO da célula na planilha (REFERÊNCIA).

A REFERÊNCIA é dada pela identificação da coluna e o número da linha.

Por exemplo, na figura acima temos a célula C3.

  • C = identificação da Coluna
  • 3 = número da Linha

PASTA DE TRABALHO E PLANILHAS:

No Excel podemos criar várias planilhas diferentes que podem se relacionar para compartilhar dados.

Em cada planilha podemos criar várias tabelas independentes.

Um conjunto de planilhas do Excel forma a Pasta de Trabalho, que é o arquivo que o Excel cria e salva no computador.

A extensão atual do arquivo do Excel é a .XLSX

ALTERAR PLANILHAS:

 Podemos alterar as planilhas da pasta de trabalho. Como: Inserir, Excluir, Renomear, Mover, Copiar, Ocultar e etc.

1 – Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da planilha.

2 – Escolha e clique na opção para realizar a alteração.

MENUS e FAIXA DE OPÇÕES:

Temos por padrão os seguintes Menus:

Arquivo– Usamos para criar, abrir, fechar, salvar e imprimir as pasta de trabalho do Excel.

Página Inicial – Usamos para criar tabelas e personalizar o texto escrito nas células.

Inserir – Usamos para inserir componentes adicionais nas planilhas, como: Imagens, Desenhos, Gráficos e etc.

Layout da Página – Usamos para configurar a estrutura das planilhas, como: Alterar plano de fundo, cores, Tamanho e orientação do papel para impressão e etc.

Fórmulas – Usamos para programarmos rotinas automáticas que o Excel realizará com os dados que inserimos nas planilhas.

Dados – Usamos para organizar, filtrar e controlar os dados que estão inseridos nas planilhas

Revisão – Usamos para fazer ajustes no texto adicionado de acordo com o idioma e normas de escrita. Também neste menu podemos adicionar controles de acesso as dados na pasta de trabalho e nas planilhas.

Exibição – Usamos para alterar a forma como o Excel exibe as informações nas planilhas

 

Salvar Pasta de trabalho:

 Para salvar a pasta de trabalho do Excel no computador

1- Clique no menu: “ARQUIVO”

2 – Clique na opção:  SALVAR ou SALVAR COMO.

3- Escolha o local, o nome e o tipo do arquivo.

4 – Clique no botão SALVAR.

 

Imprimir Pasta de trabalho, planilhas e tabelas:

 Podemos imprimir apenas uma parte da Planilha ou até a Pasta de trabalho inteira usando as opções de impressão.

1- Clique no menu: “ARQUIVO”

2 – Clique na opção:  IMPRIMIR.

3- Selecione as opções para personalizar a impressão.

4 – Clique no botão: IMPRIMIR.

 Abrir pastas de trabalho

 1- Clique no menu: “ARQUIVO”

2 – Clique na opção:  ABRIR.

3-  Navegue até o local onde está o arquivo.

4 – Selecione o arquivo.

5 – Clique no botão: ABRIR