AULA 1 – Introdução ao PUBLISHER

É um programa utilizado para criar publicações, ou seja, documentos que serão distribuídos, usados e vistos por outras pessoas.

Temos diversos tipos de publicações como: Currículos, panfletos, folhetos, avisos, catálogos, cartões de visita, convites e etc.

O Publisher também usa a página para inserir as informações que serão publicadas, porém a tela inicial do programa é a seção NOVO do menu ARQUIVO.
introducao publisher
Neste lugar escolhemos qual tipo de publicação vamos criar e podemos configurar várias opções.

Com isto o Publisher criar uma publicação semi-pronta, sendo necessários apenas mais alguns ajustes para que você possa imprimir e publicar o documento.

É possível criar uma publicação do “ZERO” usando a opção da folha em branco.

No Publisher precisamos inserir uma caixa de texto na página para podermos escrever algo.

 

PUBLICAÇÃO:

 Publicação é o tipo de arquivo gerado pelo Publisher.

Uma Publicação pode ter várias páginas e também estas páginas podem ter marcações para realizar dobraduras.

Podemos copiar, recortar e colar textos e imagens de outros programas no Publisher.

A extensão atual do arquivo do Publisher: .PUB

Se for imprimir sua publicação numa gráfica é possível de alterar o tipo de arquivo no momento que for salvar, altere o tipo para PDF que é aceito por qualquer gráfica.

MENUS e FAIXA DE OPÇÕES:

Temos por padrão os seguintes Menus:

Arquivo– Usamos para criar, abrir, fechar, salvar e imprimir documentos.

Página Inicial – Usamos para formatar o texto inserido no Word e usamos também para copiar, recortar e colar conteúdos entre o Publisher e outros programas.

Inserir – Usamos para inserir todos os componentes diferentes do texto escrito no Word, como: Páginas,Catálogos, Tabelas, Imagens, Formas(desenhos), Calendários, Bordas, Anúncios, Caixas de texto, Cabeçalho, Rodapé, Número de página e etc..

Design de Página – Alterar o tamanho da página, orientação do página (retrato ou paisagem), Margens, Guias, Excluir, renomear e mover páginas, Alterar o padrão de cores e fontes utilizadas, cor da página e etc.

Correspondências – Usamos para criar malas diretas e e-mails marketing.

Revisão – Usamos para fazer ajustes no texto adicionado de acordo com o idioma e normas de escrita.

Temos o Corretor de ortografia e gramática que verifica tudo que escrevemos,  alterar o idioma que estamos escrevendo, a opção de  traduzir textos e pesquisar informações na internet.

Exibição – Usamos para alterar a forma como o Publisher exibe as páginas da publicação que estamos criando.

SALVAR:

Para salvar um documento do Word no computador.

  1. Clique no menu: “ARQUIVO”
  2. Clique na opção: SALVAR ou SALVAR COMO.
  3. Escolha o local, o nome e o tipo do arquivo.
  4. Clique no botão SALVAR.

IMPRIMIR:

Podemos imprimir apenas uma página ou o documento inteiro usando as opções de impressão.

  1. Clique no menu: “ARQUIVO”
  2. Clique na opção:
  3. Selecione as opções para personalizar a impressão.
  4. Clique no botão: IMPRIMIR.

ABRIR PUBLICAÇÃO NO PUBLISHER:

  1. Clique no menu: “ARQUIVO”
  2. Clique na opção: ABRIR.
  3. Navegue até o local onde está o arquivo.
  4. Selecione o arquivo.
  5. Clique no botão: ABRIR