AULA 4 – Como criar Relações entre tabelas no Access

As relações são utilizadas para podermos associar campos entre várias tabelas no banco de dados evitando registros duplicados ou inconsistentes entre as tabelas que usam o mesmo dado e compartilham informações.

Os campos das tabelas utilizados numa relação entre tabelas são as chaves primárias e estrangeiras.

Chave primária: Campo principal da tabela e exclusivo que identifica cada registro que a tabela armazena. Toda tabela tem uma chave primária.

Chave estrangeira: Campo da tabela relacionado a um registro que está em outra tabela. Este campo serve como referência para dados mais detalhados armazenados em outra tabela.

A chave estrangeira carrega a mesma informação de uma chave primária de outra tabela.

 

*Antes de criar relações entre tabelas, todas as tabelas devem ter sido criadas, os campos chave primária e chave estrangeira devem ter sido definidos.

Feito isto. Dividimos o processo em duas partes.

 

PARTE 1: SELECIONAR E VISUALIZAR AS TABELAS USADAS NAS RELAÇÕES

  1. Clique no menu: Ferramentas de Banco de Dados
  2. Clique na opção: Relações

access- relacoes 1

  1. Use o menu: Ferramentas de Relação -> Design
  2. Clique na opção: Mostrar Tabela

access- relacoes 2

  

  1. Selecione a tabela que deseja visualizar para relacionar e clique no botão: Adicionar
  2. Faça isto para todas as tabelas que deseja relacionar.

access- relacoes 3

  1. Para terminar clique no botão: Fechar

 

 

PARTE 2: CRIAR AS RELAÇÕES ENTRE TABELAS

 Para esta parte usarei quatro tabelas criadas posteriormente para poder demostrar o processo de criação de relações entre tabelas no Access.

 

  1. Clique na opção: Editar Relações

access- relacoes 4

 

  1. Na tela que aparecerá clique no botão: Criar Novo

access- relacoes 5

 

  1. Selecione as duas tabelas usadas na relação usando os campos:
  • Nome da tabela Esquerda
  • Nome da tabela direita

access- relacoes 6 

  1. Selecione os campos chave primária e estrangeira das tabelas envolvidas na relação.

*Os campos devem ser iguais, ou seja, registrar a mesma informação nas duas tabelas para serem válidos.

access- relacoes 7

 

  1. Clique no botão: OK
  2. Verifique a relação a ser criada e clique no botão: Criar

access- relacoes 8

  1. Visualize a relação criada

 

EXEMPLO

Explicação:

Para demostrar a criação de uma relação entre tabelas usaremos o quatro tabelas de exemplo criadas para armazenar informações de uma loja.

Tabela CLIENTE – Registra todas as informações de uma loja

Tabela VENDA – Registra todas as vendas de uma loja.

Tabela ITEM_VENDA – Registra os itens da venda

Tabela PRODUTO – Registra todos os produtos disponíveis na loja.

Para saber para quem está sendo vendido um produto colocamos um campo chave estrangeira na tabela VENDA, que aponta para o campo chave primária da tabela CLIENTE, chamado “COD_CLIENTE”.

Esta relação vai garantir que sempre que houver uma venda o cliente deverá ser identificado, isto também fará com que seja necessário o cadastro dos clientes que compram na loja.

Mão na massa:

  1. Clique no menu Ferramentas de Banco de Dados, opção Relações
  2. Selecione para mostrar as tabelas CLIENTE e VENDA

access- relacoes exemplo 1

  1. Clique na opção Editar relações – > Criar novoaccess- relacoes exemplo 2
  2. Selecione as tabelas envolvidas na relação.access- relacoes exemplo 3
  3. Selecione os campos Chaves ( Primária e Estrangeira) “COD_CLIENTE”

access- relacoes exemplo 4

 

  1. Clique no botão: OK
  2. Clique no botão: Criar

access- relacoes exemplo 5

 

  1. Pronto. Visualizando a Relação entre as tabelas : CLIENTE e VENDA

access- relacoes exemplo 6