AULA 6 – Como criar Relatórios no Access

Utilizamos os relatórios para visualizarmos um conjunto de registros armazenados nas tabelas do banco de dados de acordo com algum critério definido previamente.

No Access podemos:

  • Criar relatórios baseados nas tabelas já criadas no banco de dados.
  • Personalizar o layout e os itens de um relatório.
  • Imprimir relatórios

 

CRIAR RELATÓRIO

1.Para criar relatórios no Access usamos o menu: CRIAR

2.Clique na opção: Assistente de Relatório

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3.Escolha a tabela usada para criar o relatório

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3.1 Clique no botão: Avançar

 

 

4. Escolha os campos da tabela que serão usados no relatório.

  • Use os botões de SETA e movimente os campos para “Campos Selecionados”.

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4.1 Clique no botão: Avançar

 

5. Escolha como os registros ficarão agrupados no relatório

  • Usando os botões de seta esquerda e direita escolhemos qual campo do relatório será usado para agrupar os registros.
  • Usando os botões de seta para cima e para baixo definimos qual campo vai ser agrupado primeiro.

 

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5.1 Clique no botão: Avançar

 

6. Escolha como os registros ficarão ordenados no relatório

  • Clique no botão no canto direito para definir se vai ser de forma crescente ou decrescente.
  • Escolha qual campo será usado para ordenar.

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6.1 Clique no botão: Avançar

 

7. Escolha como os campos do relatório ficarão organizados na página

  • Selecione uma opção de layout
  • Defina a orientação da página entre: Retrato (em pé) ou paisagem ( deitado)

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7.1 Clique no botão: Avançar

 

8. Dê um TÍTULO para o relatório

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8.1 Para terminar clique no botão: Concluir

 

PERSONALIZAR O RELATÓRIO

Podemos alterar o layout do relatório e formatação do texto, para isto usamos o modo de exibição “Modo Design”.

 

  1. Entre no menu: Página Inicial
  2. Opção: Modo de Exibição
  3. Clique em: Modo Design

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Ajustar o tamanho das seções do relatório

  1. Posicione o ponteiro do mouse sobre a barra de divisão da seção até mudar o símbolo para uma espécie de âncora preta.
  2. Segure o botão esquerdo do mouse e movimente para aumentar ou diminuir a seção do relatório.

 

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Ajustar o tamanho dos campos no relatório

  1. Clique sobre o campo do relatório
  2. Clique e segure o botão esquerdo do mouse sobre os marcadores que aparecem nas extremidades do campo
  3. Segurando o botão esquerdo, movimente o mouse para aumentar e diminuir.

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Menu Ferramentas de Design de Relatório

Usando este menu podemos alterar praticamente todas as características do relatório. Este menu é subdividido em quatro sub-menus:

  • Design: Para alterar campos do relatório e Inserir novos campos e itens.
  • Organizar: Para alterar o layout e a posição dos campos no relatório.
  • Formato: Para formatar o texto e os campos do relatório
  • Configuração de Página: Para configurar a página do relatório.

 

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