AULA 8 – Como inserir e editar Tabelas no Word

No Microsoft Office Word podemos inserir formas tabelas para complementar o conteúdo de um documento.

A tabela é uma estrutura bidimensional criada para inserirmos conteúdo de um modo mais simples, organizado e conciso. Sua estrutura facilita a localização de informações.

Assim a informações (textos) na tabela são organizadas em Colunas, Linhas e Células:

  • Coluna é o espaço Vertical da tabela.
  • Linha é o espaço Horizontal da tabela.
  • Célula é o lugar onde colocamos o texto.

 

Como inserir uma tabela

  1. Clique no Menu INSERIR,  opção TABELA.
  2. Clique no item “INSERIR TABELA”. *Existem outras formas de inserir tabelas

menu inserir - tabela

  1. Selecione a quantidade máxima de colunas e linhas de sua tabela.
  2. Clicar em OK.

menu tabela - linhas e colunas

Como excluir uma tabela

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a tabela
  2. Abra a opção “Selecionar
  3. Clique no item “Tabela

excluir tabela parte 1

4. Clique na opção “Excluir Tabela

5. Clique novamente com o botão direito sobre a tabela selecionada

excluir tabela parte 2

PERSONALIZAR A TABELA

Podemos alterar várias características da forma que inserimos usando um menu adicional chamado: FERRAMENTAS DE TABELA.

 menu ferramentas de tabela

Dentro deste temos dois submenus:

  • DESIGN

Usamos para alterar o estilo, as cores e as bordas da tabela.

  • LAYOUT

Usamos para alterar a estrutura da tabela.

Submenu: DESIGN

 ferramentas de tabela - submenu design

Como alterar o estilo da tabela

Use a sessão Estilos de Tabela:

ferramentas de tabela - design - sessao estilos de tabela

Como ajustar o estilo de tabela (linhas e colunas)

Use a sessão Opções de Estilo de Tabela:

ferramentas de tabela - design - sessao opcoes de estilo de tabela

Como inserir e alterar o tipo e cor das bordas na tabela

Use a sessão Desenhar Bordas:

ferramentas de tabela - design - sessao desenhar bordas

* Dividir células da tabela usando está opção:

  1. Clique numa parte da borda da célula que deseja dividir.
  2. Segurando o botão esquerdo do mouse, passe o mouse até a outra margem da célula.
  3. Solte o botão esquerdo do mouse e veja a divisão.

** Mesclar células da tabela usando está opção

  1. Ative a opção borracha clicando sobre ela.
  2. Clique sobre a borda que dividi duas células que deseja juntar (mesclar).

Observação:

Para desativar a opção “Desenhar Tabela” e “Borracha” , basta clicar em cima destas opções novamente.

Submenu: LAYOUT

 ferramentas de tabela - submenu layout

Como selecionar a tabela e alterar suas propriedades

Use a sessão Tabela:

ferramentas de tabela - layout - sessao tabela

Como excluir ou inserir células, linhas e colunas numa tabela

Use a sessão Linhas e Colunas:

  1. Primeiro clique numa célula da tabela para servir de referência para o que vai fazer

ferramentas de tabela - layout - sessao linhas e colunas

Como Dividir e Mesclar células da tabela

Use a sessão Mesclar:

ferramentas de tabela - layout - sessao mesclar

Como ajustar o tamanho das células da tabela

Use a sessão Tamanho da Célula:

ferramentas de tabela - layout - sessao tamanho da celula

Como alinhar o texto dentro da célula da tabela

Use a sessão Alinhamento:

ferramentas de tabela - layout - sessao alinhamento

Como alterar os dados dentro da tabela

Use a sessão Dados:

ferramentas de tabela - layout - sessao dados

DICAS:

 

  • Lembre de selecionar primeiro, antes de escolher o que vai fazer.

  • Outra opção de redimensionar:

Selecionar tabela, linha, coluna ou linha -> Botão direito -> Propriedades da tabela.

  • Mover a tabela clique no botão  que fica no canto superior esquerdo da tabela, segure o botão esquerdo do mouse sobre ele, mova a tabela para onde precisar.

  • Excluir a tabela: Selecione toda a tabela -> Botão direito do mouse -> Excluir tabela.

  • *Redimensione a tabela da forma que precisar. “Regras: da direita para a esquerda, de fora para dentro”.
    • Deixe a ponta do mouse sobre a linha da tabela deseja alterar.
    • Segure o botão esquerdo do mouse e mova a linha para onde precisar.

  • Altere a cor das células, linhas e colunas que precisar.
  • Selecione a célula, linha ou coluna ->
  • Menu: Ferramentas de tabela ->Design “ Sombreamento”.

  • Salve o Arquivo no lugar que precisar no computador. “Menu:  Arquivo -> Salvar”.

VAMOS PRATICAR !

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