AULA 4 – Hardware do computador

DEFINIÇÃO

Hardware é a parte física do computador, caracterizado por dispositivos, acessórios e equipamentos utilizados para o computador funcionar.

*Dispositivos: Componentes que executam alguma tarefa no computador, podem ou não estarem associados a acessórios para cumprir sua função.

*Equipamentos: São itens passivos que precisam estar conectados a um dispositivo ou a vários dispositivos para cumprirem alguma função no computador.

TIPOS DE HARDWARE

Podemos dividir o hardware do computador por suas funções principais.

Assim temos:

Dispositivos de entrada:

Componentes que tem a função de oferecer alguma forma (interface) de entrada de dados e informações no computador para os usuários.

Exemplos: Mouse, teclado, microfone, tela sensível ao toque, câmera de vídeo, sensores e etc.

 

Dispositivos de Saída:

Componentes que tem a função de oferecer alguma interface de saída de dados e informações do computador para os usuários.

Exemplos: Monitor, caixa de som, impressora* e etc.

 

Dispositivos de processamento:

Componentes que tem a função de processar (calcular, transformar) os dados e informações presentes no computador.

Exemplos: Chips controladores, chipset da placa mãe, microprocessador (CPU), Processador de imagem (GPU) e placas de expansão (som, vídeo).

 

Dispositivos de armazenamento (memórias):

Componentes que tem a função de memorizar dados e informações inseridas, processadas ou exibidas para os usuários.

Exemplos: Memória ROM, CMOS, Memória RAM, HDD, SSD, Pendrive, CD, DVD e etc.

Observação: Dispositivos de armazenamento também podem ser qualificados como dispositivos de entrada e saída por terem como suas funções a gravação e a leitura de dados.

RELAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE HARDWARE DO COMPUTADOR

aula2_tipos_dispositivos

Ainda temos outros tipos de dispositivos e componentes de acordo com sua função principal:

Dispositivos de rede:

Componentes que tem a função de interligar computadores. Estes componentes acumulam as funções de entrada, saída e processamento e podem até certo ponto serem qualificados como computadores.

Exemplos: Roteador, HUB, adaptadores de rede (conversor de mídia), placas de rede Wi-Fi, placas de rede ethernet, placas Bluetooth e etc.

Unidade de sistema (Gabinete):

Equipamento do computador que tem a função de proteger, organizar e acondicionar os dispositivos do computador. É caracterizado pela carcaça que envolve os principais dispositivos do computador.

BARRAMENTOS DE COMUNICAÇÃO

São partes físicas dos dispositivos do computador que tem a função de interligar um dispositivo ao outro. São geralmente identificados e qualificados por suas tomadas (plugs) de conexão.

As tomadas de conexão damos o nome de portas de comunicação.

Todos os dados e informações são escoados através destes barramentos e portas entre os dispositivos do computador. Como temos vários tipos de dispositivos também temos vários tipos de barramentos e portas de acordo com sua aplicação e velocidade de transmissão dos dados.

O hardware do computador que contém a maior variedade de barramentos e portas de comunicação é a placa mãe, já que todos os outros dispositivos precisam estar conectados nela.

aula2_barramentos

 

Exemplos: USB, VGA, HDMI, SATA, IDE, PS2, DIMM, LGA, PGA, BGA, PCI, PCI-Express, M2 e etc.